domingo, 2 de setembro de 2007
Fome de Afeto
Esta foto é de um cartaz do Telefone Azzurro (amplamente divulgado na mídia italiana). Esse tipo de serviço (Child Help Line) já existe em mais de 80 países. No Brasil, não!A ABRAPIA (Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e à Adolescência), em 2004, lançou com o apoio de uma empresa de telefonia o primeiro telefone desse tipo: o TECA (Telefone de Criança e do Adolescente). Foi uma pioneira e árdua tarefa.
Em 2006, a empresa de telefonia Telemar não renovou o convênio, a ABRAPIA não conseguiu outro parceiro e o TECA fechou.
À época recebia 200 telefonemas por mês (apesar de não ser um número gratuito) e já tinha iniciado o atendimento direto pela internet.
E assim, infelizmente o Brasil saiu da longa lista de países onde já existe ao menos um número de telefone para crianças e adolescente falarem de seus problemas (já está bem documentado que muitas vezes é ao telefone de ajuda, que uma criança falará pela primeira vez os seus problemas).
É isto. Enquanto no Brasil a quase totalidade de recursos e atenções se destinam ao FOME ZERO e BOLSAS diversas, na Itália já lidam com a FOME DE AFETO, que atinge a todos, com ou sem fome de alimentos.
Lauro Monteiro
Editor
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário